Rhythm Roulette

 

Você aceitaria o desafio de participar de uma “roleta rítmica”?

Já imaginou mixar Country, R&B e Samba? Ou samplear Gospel, Reggae e trilha sonora de um filme B, em uma única faixa? É este o desafio que alguns DJs/produtores se submetem ao participar do Rhythm Roulette, disponível no YouTube. A brincadeira está fazendo bastante sucesso no canal da revista Mass Appel (http://massappeal.com/)

 

O desafio é assim: um artista é convidado e escolhe uma loja de discos. Ele tem os olhos vendados e percorre qualquer sessão da loja ao acaso, escolhendo três vinis aleatoriamente. Então, a tarefa seguinte é fazer uma batida, levada, track ou que quer que seja com samples dos discos! Um dos últimos a entrar na brincadeira foi o lendário DJ Numark:

 

Algumas vezes sai coisa boa da empreitada, outras nem tanto. O interessante é observar o processo de audição e criatividade de cada DJ e produtor pra fazer, muitas vezes com discos que eles jamais escolheriam para samplear, uma batida interessante. Alguns deles acabam caindo naquelas sessões de U$ 1, com os piores discos da história!

 

E sai de tudo nessa escolha de vinis. Nick Catchdubs, por exemplo, improvisou e arrasou com o disco do grupo brasileiro Quarteto em Cy:

 

É curioso assistir como cada produtor trabalha nos discos. Alguns utilizam apenas o computador, cortando os samples nos mais variados softwares. Outros usam midis externos, sintetizadores e todo tipo de “parafernália”. Outros entram de cabeça na brincadeira e adicionam voz, guitarra, baixo e etc para dar vida a música. E você, toparia um desafios desses?

 

Mass Appeal

 

Site: http://massappeal.com/

 

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCerm0xrYv04HvPd_G5ZLN0w

 

Rhytm Roulette:

Por Thomás Guida Bernardo